Interdisciplinares

Título del proyecto
Direitos Humanos en Acção

País y localidad
Portugal - Aveiro

Ámbito
Proyecto Social o Cultural

Área
Interdisciplinares

Página web
cms.ua.pt/civitas/?q=node/36

Correo electrónico
col@ua.pt

Participantes
Rede de escolas de todos os níveis de ensino: do pré-escolar ao Univeritário

Número de participantes
3000

Edad de los participantes
Todas las edades

Género de los participantes
Ambos

Responsables
María da Conceição de Oliveira Lopes

Duración del proyecto
En curso
Fecha de inicio: ene-00
Fecha de finalización:

Descripción del proyecto
O Projecto Direitos Humanos em Acção é uma proposta de intervenção cooperativa que visa dinamizar aprendizagens sociais e a mudança de comportamentos, pela reflexão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas humanos e sociais, bem como nas realizações práticas no mundo de vida daqueles que o co-produzem, através da comunicação qualificada pelo respeito, escuta activa, olhar atento, pelo pensar e no agir em coerência com o que se pensa. As estratégias de comunicação, ludicidade e criatividade são potenciadoras das aprendizagens sociais da cidadania activa e do compromisso com as práticas de defesa dos direitos humanos. O Projecto Direitos Humanos em Acção reconhece que um novo mundo é possível e diferente daquele que nos é dado. Assim, actuando sobre a cultura das pequenas coisas quotidianas, promove a reflexão crítica sobre o enunciado da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em conexão com a identificação de problemas humanos e sociais da actualidade, e onde possam intervir . A capacidade de cada ser humano poder actuar sobre si próprio é demonstrado por diversos autores do campo da pragmática da comunicação, do interaccionismo simbólico e da sociologia de que destacamos Bateson, Watzlawick, Mead, Blumer e Weber. Finalidade – promover e cooperar nos projectos locais de cidadania activa nas aprendizagens de práticas de mudança qualificada pelo uso da consciência crítica e produtora de alternativas.

Características

  1. Comunicação-ludicidade-criatividade na aprendizagem social da cidadania activa.
  2. Estratégias de dinamização e envolvimento co-participativo das comunidades locais e educativas.
  3. Identificação e reflexão critica sobre situações quotidianas de violação dos direitos humanos e construção colectiva de cenários de solução. Divulgação das soluções aos problemas a resolver no forum anual da cidadania activa realizado na Universidade de Aveiro.

Situación o condiciones bajo las cuales puede realizarse el proyecto
O projecto tem uma estrutura metodológica de formação- intervenção-investigação. Um conjunto de unidades temáticas de conteúdos subjacentes à Declaração Universal dos direitos do Homem da ONU facilmente replicáveis em diversos contextos culturais, sociais e educativos - condição fu ndamental a vontade de contribuir para a formação de cidadãos actuantes nas suas comunidades, comprometidos com os valores éticos e morais subjacentes à noção de humano da DUDH.

Evaluación de resultados
Evaluación interna
Resultados: a criação de uma rede de dinamizadores locais do projecto Direitos Humanos em acção constituída por 38 professores e educadores de todos os níveis de ensino). A integração dos direitos humanos e das práticas de cidadania no ensino de disciplinas académicas do ensino superior e nos curricula do ensino básico e secundário. A quantidade de participantes. E os trabalhos realizados anulamente nas comunidades educativas e expostas no Forum da cidadadnia activa que se realiza anulamente , em maio, na Universidade de Aveiro. A publicação de livros: Caderneta dos Direitos Humanos em Acção; O livro do projecto direitos Humanos em Acção; os cadernos teóricos sobre comunicação humana e o caderno sobre a ludicidade humana - em busca do humano. editados pela Universidade de Aveiro; o cd audio com o hino do projecto dos direitos humanos composta pelos músicos Carlos Alberto Moniz e Manuel Freire.

Volver